Portal - FPGA para Todos

Monte o Seu: Módulo de Botões

Módulo Periférico Botões

Figura 1: Periférico Botões e Componentes

Figura 2: Botões Montado

Neste artigo disponibilizamos um tutorial de montagem do Módulo Perférico de Botões, que servirá para ampliar seus projetos de lógica programável. A montagem da placa é bastante simples, e pode ser executada pelo próprio aluno, seguindo o tutorial disponibilizado neste artigo. Para saber como é o funcionamento do módulo, leia mais sobre o mesmo no artigo "Placa de Botões".

Problemas mais Frequentes

  • Cuidado para não soldar a barra resistiva invertida. Observe que ela tem um ponto em uma de suas extremidades, cuja posição é marcada na serigrafia por um quadrado em torno da ilha;
  • Fique atento à posição dos botões, encaixando-os com cuidado na placa e alinhando-os.

Dicas de Montagem

  • Quando soldar os botões ajeite os terminais para facilitar o encaixe nas ilhas; use um alicate para esticar os terminais.
  • Não esqueça de soldar as barras de pinos apoiando em uma superfície plana, para garantir a simetria dos pinos com a PCI.

Tabela de Componentes

Aqui encontra-se uma tabela com as especificações dos componentes que são usados nesse módulo.

Especificação de Componentes - Placa de Botões

Segue abaixo o gerber, arquivo para fabricação da placa, na extensão ".zip".

Gerber_Placa de Botões.zip

Tutorial de Montagem

Segue abaixo o tutorial sobre a montagem do módulo periférico de botões; para ampliá-lo clique aqui ou sobre ele.

Tutorial de Montagem: Módulo Periférico de Botões

Teste de Funcionamento

Certifique-se de já ter feito os primeiros testes de continuidade entre VCC/GND e entre pinos, indicados nos testes de funcionamento geral.

No próximo teste será utilizado o Kit principal, um módulo periférico de LEDs e outro de Botões. Na Figura 3 pode-se observar como é feita a montagem para o teste. É preciso interligar o VCC e o GND dos periféricos entre si, e pegar a alimentação (VCC) do Kit principal e o GND.

Figura 3: Montagem do Teste

Todos os LEDs estarão acesos e de acordo com o precionamento de cada botão o determinado LED apagará. Por exemplo, ao precionar o botão B7, o LED L7 apagará, o B6 apagará L6 e assim sucessivamente, como ilustra a Figura 4.

Figura 4: Teste sendo realizado

Quem está Online

Temos 54 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form

 

Artigos Relacionados