Portal - FPGA para Todos

Kits Didáticos

Kits Didáticos

 

Modulos_

 

Histórico

A utilização de Lógica Programável como apoio pedagógico ao ensino de Eletrônica Digital e Arquitetura de Microcontroladores no IFSC teve início no ano de 2001 quando, por iniciativa de um grupo de estudos que contava com professores, alunos e ex-alunos do Curso Técnico de Eletrônica do IFSC, construiu-se um primeiro conjunto didático, apresentado na Figura abaixo. Este sistema era modular, com um kit central de CPLD baseado no EPM7128 da ALTERA, e módulos periféricos com funções diversas. O kit foi baseado em um chip da ALTERA, o CPLD EPM7128, da Família MAX7000S. Este Módulo foi utilizado na formação de professores e técnicos, no ambiente de desenvolvimento integrado Max+Plus II, da ALTERA. A utilização do mesmo tornou o aprendizado de eletrônica digital mais atraente e efetivo.

PLD_antigo

Um novo conjunto didático, baseado em placas mais compactas e baratas foi desenvolvido em 2003, incluindo um kit para o microcontrolador AT89S8252 (CLIQUE AQUI e acesse o conteúdo sobre esse kit), de arquitetura 8051, proporcionando um ganho de qualidade nos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Microcontroladores e de Dispositivos Lógicos Programáveis, a partir daquele ano no Curso Técnico de Eletrônica e no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Digitais do IFSC. Devido ao seu baixo custo uma nova placa de CPLD pôde ser adquirida por vários alunos, e o conceito de trabalho experimental ultrapassou as fronteiras da sala de aula: de posse destas ferramentas os alunos podiam testar seus experimentos em casa, em seu próprio tempo, o que incentivou mais a criatividade.

Para dar suporte ao uso dos kits, em aulas práticas e no desenvolvimento de exercícios de projeto, construiu-se um conjunto de páginas de internet com alguma documentação e exemplos de aplicação dos kits e dos periféricos (para conferir CLIQUE AQUI). Em 2007, ministrou-se pela primeira vez a disciplina de Dispositivos Lógicos Programáveis, de 40h, para o Curso de Pós-Graduação “Latu Sensu” em Desenvolvimento de Sistemas Eletrônicos, do Instituto Federal de Santa Catarina. 

No ano de 2008, buscando reduzir ainda mais os custos da experimentação didática, desenvolveram-se dois novos kits didáticos, um para microcontroladores PIC, da Microchip, e outra que permite a utilização de duas arquiteturas de microcontroladores da ATMEL, AVR
e 8051. Para caracterizar o impacto desta iniciativa, no segundo semestre 2009 praticamente todos os alunos das disciplinas de Microcontroladores do Curso Técnico de Eletrônica e Sistemas Digitais do Curso Superior de Mecatrônica, ambos do IFSC, adquiriram as placas de circuito impresso e os componentes do módulo de microcontroladores, para montarem seus próprios kits.

Módulos Principais

Todos os módulos foram projetados para que o interfaceamento seja simples e rápido, e a disposição dos conectores permitem que ele seja conectado a uma Matriz de Contatos (Protoboard).

CPLD_7064

Kit didático de desenvolvimento baseado no CPLD EPM7064 da Altera, para informações mais detalhadas CLIQUE AQUI

8051

Kit didático de desenvolvimento baseado no Microcontrolador, de Core 8051, AT89S8253, para informações mais detalhadas CLIQUE AQUI

Arduino

USB

Kit didático de desenvolvimento baseado no Componente FT245, para informações mais detalhadas CLIQUE AQUI

Módulos Periféricos

Botões

Chaves

Leds

Teclado

Display de 7 Segmentos

Display 6 Algarismos

Quem está Online

Temos 24 visitantes e Nenhum membro online

Apoio

Login Form

 

Artigos Relacionados